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.F.A.Q. PROVEDORES | HOSTING VOIP
 

O que é uma plataforma VoIP?
É um conjunto de equipamentos e sistemas, que trabalhando juntos, fornecem recursos para o provedor gerenciar seu negócio. Uma plataforma VoIP é formada por ao menos um servidor, conectado a internet através de um link, que será responsável por prover acesso aos usuários, em seus diversos níveis, processando as informações relativas ao sistema. Por sua vez, o sistema é a união de vários programas, responsáveis por gerenciar as chamadas, tarifas, extratos e outros, necessários para a operação do provedor.

 

O que é o provedor VoIP?
É a empresa responsável por uma plataforma, comprando minutos no atacado e vendendo no varejo, a fim de obter lucro com essa operação. Para que isso seja possível, o provedor necessita de ao menos uma plataforma VoIP, acordos de interconexão com outras operadoras e prospectar novos clientes para a sua base, sejam eles revendas ou assinantes. Através do painel da plataforma, a empresa pode configurar rotas e pacotes de tarifas para diferentes para cada negociação, além de proporcionar transparência ao cliente, oferecendo extrato online do seu consumo.

 

O que a HostingVoIP oferece?
Nossa empresa desenvolveu um sistema para permitir que um provedor VoIP opere. Esse sistema gerencia desde o SIP Server, possibilitando a criação e gerência de ramais IP, até a criação de revendas, planos de tarifas, conferência de extrato, entre outros. Trabalhamos licenciando o sistema e dando manutenção na plataforma, que pode ser dedicada ou compartilhada.

 

Qual a diferença entre plataforma tradicional e cloud computing?
Atualmente a HostingVoIP oferece a seus clientes planos em plataforma tradicional e cloud computing. Na plataforma tradicional, utilizamos estrutura montada em rack dedicada dentro do IDC Alog no Rio de Janeiro. Essa estrutura é formata por firewall dedicado, 4 servidores de produção e 4 servidores de contingência, que ficam em standby e entram em operação no caso de problema em algum servidor de produção. Já na computação em nuvem (cloud computing), as informações não ficam centralizadas em apenas uma máquina, mas em dezenas delas, trabalhando de maneira distribuída, o que oferece grande estabilidade e performance, além da facilidade em se adicionar recursos ao nó (memória, disco, link, etc.) sem a necessidade de paralizar a execução dos serviços.

 

Qual a diferença entre plataforma dedicada e compartilhada?
Todos os recursos de nosso sistema estão presentes tanto nas plataformas dedicadas, quanto nas compartilhadas. O que muda de uma para outra é que recomendamos plataformas dedicadas para provedores com grandes operações e compartilhada para empresas que estejam iniciando ou tenham uma operação de pequeno ou médio porte. Na plataforma dedicada, o cliente terá responsabilidades e custos maiores, uma vez que terá que fechar contratos de longo prazo com IDC (Internet Data Center), além de arcar com todos os custos de hospedagem, licenciamento do sistema e sua manutenção. Na plataforma compartilhada, os custos são menores, uma vez que várias empresas arcam com o custo total, fazendo uma espécie de rateio.

 

Posso começar com plataforma compartilhada e ir para dedicada?
Sim. A qualquer momento que o provedor considere já ser viável arcar com os custso de uma plataforma dedicada, ele pode solicitar a migração. Nada será perdido. Todos os cadastros de revendas, assinante, ramais, planos, CDRs e demais configurações serão migradas para um novo servidor. O único inconveniente é a troca do endereço IP do servidor, uma vez que o provedor deixará de usar o antigo servidor e, portanto, o antigo IP.

 

Não possuo conhecimento técnico avançado. Posso ser um provedor?
Em todo ramo de atividade é necessário um conhecimento mínimo do negócio que se deseja trabalhar. Com o VoIP, não é diferente. A HostingVoIP ficará responsável por toda parte técnica da plataforma, dando toda a manutenção necessária para o funcionamento da mesma. Sempre que houver algum problema relacionado ao sistema, o reparo será sempre gratuíto. Quando o problema for do IDC, terminação ou outros, basta o cliente abrir um chamado e atendimento será feito com base no valor da hora técnica contratada. Não existe um custo fixo mensal para suporte, ou seja, se você não precisar de suporte, não gastará nada a mais com isso, pagando apenas a mensalidade da plataforma. Portanto, quanto mais conhecimento sua empresa tiver, menos suporte irá precisar. Se você não tem qualquer conhecimento técnico do negócio, recomendamos que contrate ao menos um profissional responsável para atender a seus clientes, instalando os dispositivos e dando o suporte a eles, quando necessário.

 

Se você ainda tem dúvidas, entre em contato conosco agora mesmo!

 
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